sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Amor


AMOR O QUE É O AMOR?

Amor - s.m. Afeição viva por alguém ou por alguma coisa: o amor a Deus, ao próximo, à pátria, à liberdade. / Sentimento apaixonado por pessoa do outro sexo: as mulheres inspiram amor. / Inclinação ditada pelas leis da natureza: amor materno, filial. / Paixão, gosto vivo por alguma coisa: amor das artes. / Pessoa amada: coragem, meu amor! / Zelo, dedicação: trabalhar com amor. // Amor platônico, amor isento de desejo sexual. // Por amor de, por causa de. // Pelo amor de Deus, expressão que dá ênfase a um pedido: não faça isso, pelo amor de Deus! Isto é o amor segundo o dicionário Aurélio.

Mas temos também uma outra definição que se encontra em I Co. 13 "A suprema excelência da caridade"
1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
...

Este é o amor que muito pensamos, o ideal de amor. Mas não é este o amor que vivemos não é? Primeiro esperamos que o outro faça isso, e aí sim iremos também fazer. Errado. Se quer que alguém te faça alg, faça vc tb.

Estou escrevendo sobre amor, pois esta semana li algo sobre o que seria uma linda história de amor, aquela procura que parecia ter acabado, a felicidade enfim parecia ter finalmente chegado. É sobre uma brasileira que se apaixonou por um indiano. Calma não sou eu (apesar de tb amar um), a história é da "Raquel". Largou tudo e todos para viver este amor, com certeza ela ouviu e leu juras de amor eterno, de felicidade eterna enfim tudo seria eterno. Chegou lá no começo foi sim tudo lindo, mas depois por causa de uma simples previsão no horóscopo (pq os indianos acreditam nisso), ela começou a ser maltratada, sem falar que este indiano já era casado, mas ele disse que vivia como amigo com a mulher dele.
Depois desta bendita previsão, a "Raquel" começou a ser muito maltratada, a coitada sem muito dinheiro foi viver com a irmão deste "amor". Mais sofrimento para ela, estava sendo envenenada pela "cunhada", se não fosse pela amiga dela aqui no Brasil que entrou em contato com a Jarid (que aliás li esta história no blog dela), e a Jarid pode ajudar a Raquel. Hoje ela está melhor, já está tomando as providências para vir para ao Brasil.
Mas aqui vai, que amor é este que acaba no momento em que uma previsão é feita? Não pderia ele morrer, já que ele a amava? E a Raquel, que deixou tudo por ele e o que teve em troca? A quase morte, só não morreu pela misericórdia de Deus. Esse foi um caso que me deixou muito triste mesmo, amargurada de alma e espírito. Eles que se casam com casamentos arranjados, o que sabem do amor? Aliás onde está o amor nos dias de hoje. Então é assim que se mede o quanto se ama? Por previsões, ciúmes, banalidades que não se acabam mais. Tá certo que lá é cultura, mas isso já ultrapassa qualquer limite de cultura. Brincar com os sentimentos de um ser humanos há limites. Seja essa pessoa, indiana, brasileira, árabe, seja lá de onde seja amor tem que ser sincero, verdadeiro. Mas antes de amar ao outro lembre-se se ame ok?
Culturas, idiomas, pensamentos e pessoas diferentes tudo isso conta, mas se é amor então que seja assim como dito na Bíblia e no Dicionário, não apenas dito mas sentido e demonstrado.
A todos os apaixonados que seguem leem ou apenas passam por aqui, o maior de todos os sentimentos é o amor. Amor à Deus, a vc mesmo, a sua família, ao seu amor, enfim, se tiver que amar então que ame de verdade.

Esta imagem que coloquei aqui da Maya e do Raj, posso dizer que foi amor verdadeiro, pois superou a cultura, tradições, castas, família, e porque? Porque ele a amava, ele viu que já não podia viver sem ela, pois sua vida não seria a mesma sem ela. É claro que foi apenas uma novela, mas quando é amor é verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário